terça-feira, 12 de outubro de 2010

Novos CIOs devem ser mais criativos

“Os departamentos de TI necessitam de se reinventar como um recurso criativo que desempenha um papel essencial no negócio”, defendeu Derek Gannon, COO do Guardian Media Group, numa intervenção no evento CIO Summit, que decorreu em Londres (Inglaterra).
Gannon crê ser imprescindível superar as ideias tradicionais sobre o futuro papel dos CIO como executivos focados unicamente na melhoria dos processos de negócio já existentes, dada a influência dos consumidores sobre o crescimento dos lucros.
“Cada parte do negócio necessitará de tecnologia”, afirma, pelo que “é recomendável que os CIO deixem de pensar na tecnologia como se fosse o seu trabalho diário. Pelo contrário, deve pensar-se nela como função. O departamento de TI tem de ser criativo, criar ideias, produtos e serviços para os seus consumidores”. Na opinião de Gannon, “nunca mais será viável deixar que apenas o departamento de marketing pense nos consumidores”.
Gannon recomenda ainda aos CIO deixarem de pensar nas TIs como uma função de corte nos custos da operação do negócio. Em vez disso, o seu principal objectivo é encontrar formas em que as TIs possam contribuir para o crescimento dos lucros das organizações. “O corte de custos deve deixar-se como uma competência do responsável financeiro. Os CIO pertencem ao âmbito do crescimento”, não da redução.
Uma das estratégias que Gannon recomenda aos CIO para melhorar o seu foco é que se “convertam” em analistas de dados para compreender o que é informação – ou seja, “que dados dos consumidores são importantes para o negócio das suas empresas. Depois podem usar esse conhecimento para elaborar estratégias de crescimento”.

Nenhum comentário: