quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Smartphones vão suplantar PCs no acesso à informação

Em 2014, os smartphones vão suplantar os PCs como plataforma de acesso à informação. Trata-se de um dos mais importantes desafios para o sector editorial online.
O presidente da Online PublishersAssociation (OPA), Tomasz Jozefacki, apontou como um dos principais desafios para as publicações electrónicas suportar a adopção dos smartphones como plataforma de acesso preferida de acesso à informação em detrimento do PC. Tal como é um desafio também será uma oportunidade defende o responsável: “A publicidade torna-se muito mais eficaz num meio em que se pode actuar”. Dados citados durante o evento evidenciam que 53% das pessoas que usam telemóvel ou smartphone acedem à Internet para comparar preços, 44% para obter cupões promocionais, 28 % para obter informação sobre comida, e 22% para consultar opiniões sobre produtos.
Um dos desafios mais actuais, segundo o executivo da OPA, é saber como produzir conteúdos protegidos dos agregadores. Uma das tendências emergentes são os projectos verticais de produção de conteúdos sobre uma área específica.
Outro desafio passa por saber como tirar proveitos da apetência por conteúdos vídeo na Internet. Constituem perto de 50% dos conteúdos acedidos na Internet, em consonância com a penetração de serviços de banda larga.

Nenhum comentário: