segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os Hábitos mortais de um DBA... e como eliminá-los.

No entanto, quando se você considerar a natureza crítica da maioria dos dados, e quão prejudicial perda dos dados pode ser "mortal" para uma corporação.
Embora estes hábitos são tristemente comuns entre DBAs, tem resolução com a intervenção de uma gestão perspicaz. O que se segue é uma lista dos sete hábitos que consideramos os mais mortais, juntamente com algumas idéias sobre como eliminá-los.

Hábito n º 1. "We have faith in our backup."
A fé cega pode ser agradável, mas não quando se trata do backup de um banco de dados. Os backups devem ser confiáveis apenas na medida em que foram testados e verificados.
 
Solução: 
  • Verificar se os backups estão sucedendo regularmente, de preferência usando um script para avisar, em caso de existir algum problema.
  • Manter um backup do seu backup. DBAs devem sempre  usar pelo menos dois métodos de backup. Uma técnica comum é usar as exportações de moda antiga como um backup para os backups online.
  • Teste tantas vezes quanto for possível a recuperação de dados. Teste recuperações de forma a confirmar que a estratégia de backup que está em curso, permitindo a prática de actividades de recuperação que possam manuseá-los efetivamente quando chegar a hora.
Hábito n º 2. "It will work the way we expect it to. Let's go ahead."
Apesar de que o instinto estar muitas vezes certo, um dos mais perigosos hábitos para qualquer DBA pode ter é possuir uma suposição de que "isto simplesmente vai funcionar".
 
Solução:
  • Os DBAs precisam ensaiar actividades de forma segura e ambiente de teste que foi projetado para imitar de perto o comportamento do sistema de produção. A organização deve disponibilizar tempo e dinheiro.
  • Novos DBAs tendem a ser destemido, mas aprendem com alguém experiênte que pode ajudar a incutir alguma muita responsabilidade.
  • Rever os planos para tudo. É incrível como muitas vezes os DBAs dizem: "Eu tenho feito isso cem vezes, eu não preciso de um plano." Se eles estão indo para o modo de execução, que exige a necessidade absoluta de um plano.
Hábito n º 3. "We don't need to monitor the system. The users always let us know when something's wrong."
Se depender dos usuários para informar a equipe de DBA que há um problema, pode ser tarde demais.
 
Solução:
  • Instalar sistemas de monitoramento de desempenho e disponibilidade para que os problemas sejam identificados e resolvidos antes que eles causem falhas que afectam o serviço.
  • Evite problemas de software, trabalhando com desenvolvedores para garantir que todos os software em produção estão estável e de alta performance.
Hábito n º 4. "We'll remember how this happened, and what we did to get things going again."
A fim de evitar erros recorrentes e tirar proveito da experiência adquirida, a documentação é essencial.
 
Solução:
  • Exigir que os seus DBAs devem manter uma biblioteca com a documentação completa e diário de actividades, incluindo um nível significativo de lógica, a sintaxe, e detalhar o fluxo de trabalho.
  • Impor a disciplina de documentação e verificar periodicamente. Pergunte aos seus DBAs: Quando foi criado esse espaço de tabela, por quem e com que comandos SQL? Quais as tarefas foram realizadas num determinado dia? Se eles não podem responder rapidamente, saberá que eles voltaram a confiar na memória.
Hábito n º 5. "Don't look at me, it's the developer's fault that SQL is in production"
Alguns DBAs têm um real "nós contra eles" mentalidade no que se refere aos colaboradores em sua organização. Eles não vêem a si mesmos como facilitadores ajudando os desenvolvedores a desenvolver código de qualidade do ponto de vista do banco de dados. Isto pode parecer semântica, mas uma relação conflituosa entre os desenvolvedores e DBAs resultam na falta de iniciativa do desenvolvedor e lentidão significativa em ciclos de liberação.
 
Solução:
  • Selecione DBAs que compreendem qual é sua a responsabilidade de trabalhar como uma equipe integrada com os colaboradores que suportam.
  • Cultive a atitude de uma equipa, participação contínua em todos os projetos em vez de marcos de revisão.
  • Considere atribuir a cada DBA um papel de suporte do desenvolvedor. Se é claramente a descrição do trabalho, há mais motivação para fazê-lo bem.
Hábito # 6. "I know what I'm doing and don't need any help."
Administração de dados é cada vez mais complexa e até mesmo os mais experientes DBAs não podem saber os ultimos detalhes. DBAs têm diferentes especialidades, que devem ser utilizadas. 

Curas:
  • Promover uma cultura de trabalho em equipe onde ele é aceitável para os DBAs que admitir que não sei a resposta e pedir ajuda.
  • Incentive os seus DBAs a procurar um grupo no exterior, como um fórum de idéias e testar suas hipóteses. Nenhuma pessoa pode combinar os conhecimentos e a experiência do mesmo, um grupo relativamente pequeno.
  • Proporcionar uma rede de segurança dos recursos de tecnologia, tais como materiais de referência, cursos, e os peritos ou consultores externos de plantão.
Hábito n º 7. "Things would work so much better if only we had..."
DBAs estão frequentemente no topo das mais tecnologias mais recentes, que pode ajudá-los a fazer um trabalho superlativo. Mas quando a vontade de novas tecnologias provoca DBAs para recomendar a compra de hardware desnecessários ou software add-ons, os custos tendem a disparar mais rapidamente, assim como os problemas.
 
Solução:
  • Nunca actualizar sua infra-estrutura de hardware, sem primeiro esgotar todas as possibilidades de ajuste. Lembre-se, há dez anos as empresas enormes foram executados em servidores de um décimo da capacidade de todos os agradecimentos a necessidade e habilidade.
  • Nunca autorizar o uso ou novas funcionalidades avançadas até que você esteja bem ciente do compromisso de manutenção e custos decorrentes.
Se é preciso um programa de doze etapas, ou um pequeno ajuste, todas estas DBA hábitos mortais podem ser chutado. Naturalmente, o primeiro passo é reconhecer o problema. Ao começar com essa lista e fazer um inventário cuidadoso de sucessos e fracassos na equipe do banco de dados de sua administração, você estará bem em sua maneira a encontrar uma cura.

Fonte: Paul Vallée é o Presidente Executivo e fundador da Pythian, um banco de dados aplicação líder mundial empresa de serviços e infra-estrutura Oracle, MySQL e SQL Server. Obter mais informações, visite www.pythian.com

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