quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Integração Entre Governança de TI (COBIT), Gestão de Projetos (PMI) e Gestão de TI(ITIL)

A um certo tempo venho percebendo a confusão que o pessoal de TI faz quando se fala em ITIL, COBIT, PMI, PRINCE 2 e afins. Essa sopa de letrinhas tem gerado confusão no meio do pessoal mais técnico, que não é muito familiarizado com gestão para TI. PMI é uma metodolodia? PMO é o nome do cargo do profissional? Coisas do gênero constumo ouvir.

Para ajudar o pessoal, vou passar um definição geral e não muito detalhada mas que poderá ajudá-los com essa "sopa".

COBIT:
O Cobit trata-se de um modelo de referência para gestão de TI. E ai já começa a confusão. Alguém poderia estar pensando neste momento: "mas, a ITIL não tem a mesma finalidade?". Definitivamente não. A camada de actuação de ambas não é a mesma.
Através das ferramentas do Cobit, o gestor de TI irá cuidar da TI para que ela atenda as espectativas de negócio da empresa.
Vou explicar através de um case pois o entendimento ficará mais simples.

Imagine um grande banco. Este banco pretende expandir seus negócios no Brasil em Angola.. Irá abrir 57 novas agências até o final de 2009, e seu atendimento ao cliente que era somente no horário comercial, de segunda a sexta, agora passará a ser 24x7. Além disso, a diretoria sênior do banco já preve a abertura de mais 35 agências para o primeiro semestre de 2010.

Ok. Agora que a administração do banco já decidiu seu plano de expansão, teremos que ter TI para que tudo isso funcione correto? Alguém já viu uma agência sem sistemas para controlar levantamento de dinheiro, depósitos, investimentos ou um sistema para registar o atendimento aos clientes? É, eu também nunca vi. Toda esta expansão sem TI simplesmente não aconteceria.

O diretor de TI que participava desta reunião de divulgação dos planos de expansão ficou atento a estes números. Após a apresentação do plano, o presidente nacional do banco, olhou para ele e disse "Fulano, em 4 semanas quero uma apresentação para a administração nos exibindo o que precisamos investir em TI para que nossa expansão ocorra sem problemas. Quero saber além da necessidade técnica, o orçamento e o retorno que termos sobre este investimento".

É nesta camada que o COBIT actua. O Cobit está mais próximo do negócio do que qualquer outra prática, framework, metodologia ou o que for. O Cobit auxilia a diretoria de TI a decidir e controlar os investimentos em TI, a gerar indicadores e a justificar o investimento. Utilizamos a Cobit para conseguir definir o que é preciso comprar, desenvolver ou alugar para que os objetivos de negócio sejam concretizados.

Em nosso case, o objetivo é a abertura das novas agências e o levantamento de 24x7.

Neste caso poderiamos exemplicar de forma extremente resumida que seria necessário:
- Aquisição de 7500 computadores
- 7 servidores com arquitetura RISC
- Contratação se XPTO funcionários
- etc

Vamos dar mais um passo. Realizamos a apresentação para a administração, exibimos o que é preciso de TI para atender o objetivo do negócio, exibimos o orçamento, os riscos, as vantagens, o ROI, etc e a administração aprovou o investimento. Fase 1 concluída.

Agora é hora de colocar esse plano em ação. Quem irá realizar a implantação, configuração dos 7500 computadores e dos 7 servidores? Sim a equipe de GESTÃO DE PROJETOS.

O orçamento de TI foi aprovado agora a "bola" passa da mão do pessoal de governança de TI (Cobit), para o pessoal de gestão de projetos (PMI, PRINCE2 etc).

O pessoal de gestão de projetos poderá utilizar as melhores práticas do PMI e com base nelas criar sua própria metodologia, utilizar uma metodologia padrão de mercado como a Prince2 ou outra de sua preferência.

Serão criados planos para gerir a qualidade do projeto, o escopo, o tempo, as comunicações etc, tudo visando que as 7500 máquinas sejam implantadas correctamente, assim como os servidores. O gerente de projeto irá acompanhar e coordenar a execução de actividade por actividade, como por exemplo:
- Instalação de CPU
- Instalação do Monitor
- Instalação do Sistema Operacional
- Instalação do Sistema Bancário
- Testes de Conexão com o Servidor
- Etc

Ok. Projeto entregue e implantado com sucesso. Servidores rodando perfeitamente, agências operando e levantamento 24x7 a todo vapor.

Pois é, e agora, quem irá MANTER tudo isso? Opa, agora sim aparece a ITIL para gerir a TI. Agora que o projeto já está em operação, não é mais de responsabilidade do pessoal de projetos, mas sim do pessoal que cuida da infraestrutura de TI, do pessoal que trabalha com ITIL.
Através da ITIL a equipe de infraestrutura terá processos bem definidos para gerenciar estação por estação, para gerenciar os servidores, para gerencia a capacidade, ou seja, se o tamanho do disco rígido é adequado, se o tamanho do HD é adequado, para gerenciar a liberação de software, garantindo que só softwares originais e licenciados estejam em uso, acorda níveis de serviço (SLA), define os planos de continuidade do negócio, por exemplo, redundância de servidores para que, em caso de desastre, um seja acionado automaticamente caso o outro pare, dentre outros controles.

Para resumir o entendimento, basicamente falamos que:

- COBIT
Actua na definição que o negócio tem referente a TI para poder atingir suas metas.

- GESTÃO DE PROJECTOS
Actua na concretização da necessidade de TI levantada pelo pessoal da governancia de TI (COBIT).

- ITIL
Após a implantação do projeto, o ITIL tem o dever de manter a infraestrutura de TI operante, ou seja, cuida do dia-a-dia.

Algumas definições:

- PMI
Não é uma metodologia, não são as melhores práticas e nem é o nome de uma certificação.
PMI significa Project Management Institute, ou seja, Instituto de Gerenciamento de Projetos. Trata-se do instituto que com a ajuda de profissionais do mundo todo definiu as melhores práticas para se gerenciar projetos e as publicou no PMBOK.

- PMP
PMP trata-se da certificação para profissionais de gestão de projetos criada pelo PMI. Esta certificação garante que o profissional possui um nível aceitável de conhecimento em gerenciamento de projetos.

- PMO
PMO não é um cargo. PMO significa PROJECT MANAGEMENT OFFICE, ou seja, Escritório de Gerenciamento de Projetos.
Trata-se do departamento que coordena os projetos em execução na compania.

- PRINCE2
Prince2 é uma metodologia comercial para gestão de projetos. No Brasil não possuimos muitos adeptos, mas no exterior sim. De qualquer forma o padrão adotado mundiamente em grande escala são as melhores práticas do PMBOK e a partir delas cada empresa cria sua metodologia.

Um comentário:

Eric Ribeiro disse...

Bom dia,

Estive a ler os seus comentários e gostaria de partilhar meu pensamento.
Primeiramente gostaria de agradecer por partilhar este conhecimento, pois acredito que sejam muitos os consultores de TI que ainda tem muitas dúvidas sobre este tema.

Bem, na fase inicial, onde estamos planejando os investimentos de TI, não deveríamos já contabilizar os investimentos em relação a redundância de servidores, geradores de energia, etc ?

No exemplo, me parece que se esperamos para notificar todos esses investimentos extras depois do rollout das agencias, pode causar certo desconforto da gestão para esses gastos não esperados.

A continuidade de negócio não deve ser discutida na fase de análise das necessidades do negócio ?

Eric Ribeiro