terça-feira, 18 de novembro de 2008

10 Regras para Gestão de Configuração Usando o ITIL

Se você é sério sobre a construção de um efectivo serviço de gestão de configuração, você precisará considerar que irá usar 10 regras essenciais. Segue um breve resumo das principais regras que devem ser tomadas em conta pela sua equipe de gestão de configuração.

Os departamentos de TI muitos tentam implementar a gestão de configuração usando o ITIL sem dar muita atenção as regras do pessoal da gestão de configuração. Como qualquer tarefa em TI, a gestão da configuração requer pessoas qualificadas com processos padronizados, mas este aspecto é muitas vezes ignorado na corrida para encontrar a ferramenta perfeita CMDB.

O que torna mais eficaz a equipe de gestão de configuração? A resposta depende da dimensão do seu ambiente de TI. As regras essenciais, no entanto, são as mesmas quer um perito desempenha três ou quatro regras ou um volume de regras que exige a dedicação de duas ou três pessoas. Há muitas maneiras criativas para implantar essas regras numa organização, mas aqui serão descritos as regras mais importantes que você deve considerar ao iniciar um serviço de gestão de configuração.

1: Configuração da Gestão de Arquitectura
Você precisa de um líder forte e técnico que será o especialista em gestão da configuração.

2: Analista de Requisitos
Você tem um analista de requisitos para gestão de configuração? Essa pessoa vai ajudá-lo a determinar todos os requisitos necessários para configurar o ambiente.

3: Engenheiro de Processo
Este vem a ser o passo mais importante no início, mas Versão 3 do ITIL apela para a melhoria contínua.

4: DBA
A gestão da configuração que é baseada na recolha, controlo, e acesso à informação; naturalmente você precisa de um DBA.

5: Instrutores ou Formador
Alguém que vai ter a tarefa de criar materiais didácticos e instruir todos os seus funcionários em TI como acessar e suporte de gestão de configuração.

6: Integrador
Cada CMDB é construído a partir de dados armazenados em muitas fontes. O papel do integrador será de supervisionar a reconciliação das regras que trazem essas fontes em conjunto.

7: Ferramentas de Apoio
Eventualmente, todo o seu pessoal de TI dependerá das informações do CMDB, e, portanto, necessidade da disponibilidade das ferramentas.

8: Gerente
Este tem o papel específico em auxiliar na configuração de dados inteligível para o resto da organização de IT. A chave aqui é tarefa para certificar-se das relações entre itens de configuração se estão bem definidas, úteis e precisas.

9: Relatorio de Apoio
Porque o CMDB é um banco de dados, muitos usuários vão querer criar consultas personalizadas e relatórios especializados. Alguém que entenda profundamente os dados devera ajudar a tornar isso possível.
10: Analise da Qualidade dos Dados
Sendo o ITIL acertadamente as melhores práticas, na gestão da configuração é necessario fazer a verificação constantemente dos dados e auditoria do banco de dados.

Muitas organizações não são suficientemente grandes para ter uma equipe dedicada de 10 membros para a gestão da configuração, mas qualquer pessoa séria sabe que um serviço efectivo de gestão de configuração deverá considerar quem irá realizar estas 10 regras chave.

Nenhum comentário: