quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Campanha e Design de Barack Obama

Muito está sendo falado da influência e impacto que a internet e as redes sociais online podem ter sobre a política. De como essas ferramentas podem ser utilizadas pelos candidatos a um cargo público para estabelecerem uma relação direta com seu eleitorado.

As eleições norte-americanas são exemplo disso, com os candidatos fazendo uso de blogs, MySpace, YouTube, Flickr, Facebook, entre outras redes. Aqui no Brasil alguns políticos já criaram blogs, mas nada ainda que se assemelhe ao nível de relacionamento que está sendo criado nos Estados Unidos.

Um exemplo que pode ser considerado benchmark de marketing político no momento, na corrida presidencial norte-americana, é a campanha do senador Barack Obama, que criou inclusive uma rede social própria.

Além do uso da tecnologia, merece destaque o trabalho de design gráfico da campanha de Obama, bem superior e mais cuidado que os de seus concorrentes. Compare seu site com os de Rudy Giuliani e Hillary Clinton, por exemplo.

O logo e suas diversas variações tem sido destaque nos blogs especializados em design, como no Under Consideration. Criado numa parceria entre o estúdio mo/de e a consultoria de marcas Sender LLC, o logo ganha versões diferentes para cada tema abordado pelo candidato:

obama_aafo.jpg
obama_aapi.jpg
obama_afam.jpg
obama_enviros.jpg
obama_faith.jpg
obama_firstam.jpg
obama_kids.jpg
obama_latinos.jpg
obama_lgbt.jpg
obama_students.jpg
obama_women.jpg
obama_veterans.jpg

O elemento da bandeira americana no logo também é aplicado nos nomes das cidades:

obama_al.jpg
obama_co.jpg
obama_ms.jpg
obama_nj.jpg

Como disse o post no Speak Up, o efeito do design nas ambições políticas é mais importante dos que os analistas pensam. Fica o exemplo, quem sabe nas próximas eleições no Brasil não surge uma campanha que una design, inovação de identidade e tecnologia.

Nenhum comentário: