quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seis esferas de governação em TI

O portefólio de serviços e produtos de TI cresce a ritmo acelerado. À conta dessa expansão, os CIOs são obrigados a readequar os mecanismos de controlo e organização.
As áreas comerciais conhecem o rotineiro confronto da implantação de recursos de TI nos seus processos, mas a influência da tecnologia da informação estende-se aos segmentos da produção e da prestação de serviços.
Na opinião de Peter Ratzer, sócio da Deloitte, a crescente aplicação das TI nos processos comerciais, e na produção e nos serviços, aumenta o valor desses recursos no processo de geração de valor dos negócios. Em consequência, cabe aos CIOs abandonarem o estilo de governança predominantemente voltada para as TI e assumirem uma postura focada na orientação comercial das TI, voltada para a geração de valor para a empresa.
Uma estratégia que pode ser útil aos CIOs é a divisão dos procedimentos em seis esferas:
1. Organização das TI
2. Processos de gestão de TI
3. Gestão da procura e suprimentos em TI
4. Gestão de riscos e de desempenho das TI
5. IT Compliance
6. Cultura empresarial


Nenhum comentário: