quarta-feira, 30 de março de 2011

Os departamentos de informática são dos piores classificados

Segundo um estudo realizado pela Setesca, baseado num inquérito a mais de 1.000 CEOs e directores-gerais, o departamento de TI é um dos piores classificados na relação custo-valor nos processos estratégicos empresariais.
Segundo a pesquisa da empresa especializada na redução de custos e incremento da produtividade nos departamentos de sistemas de informação, as principais razões para esta avaliação são a percepção do departamento de informática como um custo e não como um valor diferencial, a falta de comunicação relativamente ao valor real aportado e a falta de proactividade na melhoria dos processos de negócios. Além disso, entre as causas também se encontra a tendência para considerar que a informática é uma “commodity” graças a soluções como a computação na nuvem, SAP e Microsoft, entre outras. Para mais, acrescenta-se uma sensação de incumprimento frequente nos calendários dos projectos.
Segundo a Setesca, são estas percepções que levam as empresas a considerar o aumento da externalização parcial dos seus sistemas informáticos e chegando mesmo a externalizar o departamento na sua totalidade.
Existem várias acções e actividades que devem ser desenvolvidas para melhorar a avaliação dos departamentos informáticos como dispor de um modelo de gestão de TI que permita quantificar e manter adequadamente todas as acções realizadas. Também é importante a implementação de uma estratégia e arquitectura de sistemas e soluções, alinhadas com o plano estratégico da empresa e com as melhores práticas do mercado. O estudo conclui que o fracasso em realizar estas acções irá resultar, a médio prazo, a externalização total dos departamentos de TI, como está a acontecer com outras áreas de serviços gerais, manutenção de sistemas de aquecimento, energia e limpeza, entre outras.

Fonte: Computerworld

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