quinta-feira, 31 de março de 2011

Como gerir informação sobre si na Internet

Um estudo realizado recentemente pela Microsoft, indica que 70% de todos os departamentos de recursos humanos já rejeitaram algum candidato com base em informações disponíveis online. Por outro lado, 86% dos profissionais de recursos humanos disseram que boas referências digitais são – mesmo que de forma limitada – um sinal positivo.
Qualquer pessoa com um mínimo de presença digital, mesmo que limitada a um blog anónimo ou ao envio de mensagens do tipo “corrente”, deve verificar a sua “imagem” no Google de vez em quando.

Algumas dicas de como fazer a busca:
 
1. Use as aspas - Aplicando as aspas, você terá certeza de que apenas citações do nome completo sejam exibidas.
2. Faça buscas por conteúdo específico - restritas a determinados sites: colocado no Google o nome do site, seguido do nome da pessoa.
3. Use palavras-chave - Possivelmente, quem recruta vai procurar pelo seu nome relacionando-o com alguma área de actuação ou outra informação relevante. É bastante provável que sejam feitas buscas envolvendo o nome e alguma característica. Para se prevenir contra resultados indesejados, é importante fazer uma busca por seu nome mais outros termos menos interessantes, como “foi preso(a)”, “bêbado(a)” e por aí vai.
Essa também é uma boa maneira de descobrir se você é homónimo(a) de algum malfeitor.
4. O Google é óptimo na hora de averiguar a sua presença digital, mas existem outros mecanismos de busca para essa tarefa. Pode experimentar também o Spokeo, o Pipl e o ZabaSearch.
5. Verifique o estado dos seus perfis virtuais. Mesmo que não acredite que sejam exibidos na Internet, vale a pena. 

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