quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Como lidar com obstáculos

Este texto tem como objectivo gerar uma reflexão na forma como as equipas estão lidando com obstáculos que aparecem no seu dia a dia. Portanto, descubra nos parágrafos abaixo alguns dos motivos recomendáveis para que você tenha um verdadeiro sentimento de aborrecimento dos obstáculos.

O que é um obstáculo?
Por definição, um obstáculo é algo que está servindo de barreira para que algum trabalho aconteça, sendo que a principal característica dos obstáculos, é que os mesmos atrapalham ou atrasam o alcance de uma meta ou objectivo.

Tipicamente um obstáculo só acontece em algo que já foi iniciado pela equipa. Dessa forma torna-se vital que a sua remoção seja ágil e efetiva sobre o ponto de vista de solução para as possíveis causas raízes.

Vendo do ponto de vista de um líder verdadeiramente servidor, um obstáculo também sinaliza que é necessário alguma ação de sua parte, pois alguém está pedindo ajuda para a remoção da referida barreira.

A natureza dos obstáculos
Para estimular ações assertivas de prevenção ou remoção dos obstáculos, é importante que cada equipa conheça quais as origens e tipos dos obstáculos que acontecem no seu dia a dia.

Comumente, os tipos de impedimentos são:
  • Organizacionais - Quando ocorre uma situação que precisa da ajuda ou intervenção de outra pessoa, outra equipe ou outra área dentro da empresa. Nesse aspecto, também são observadas as questões de cunho político que a organização cultiva (que facilitam ou dificultam o processo).
  • Administrativos – Nesse caso, são situações provenientes de fatos administrativos como: Absentismo (Férias, Atrasos, Licenças, Folgas, Doenças), Demissões, Restrições de horários de trabalho.
  • Nível de Serviço - Aqui são identificados impedimentos que ocorrem oriundos da suspenção de algum serviço em operação. Os principais exemplos disso são: Erro em ambientes de produção, Problemas com servidor de aplicações, servidor de integração e ferramentas diversas de apoio.
Nesse momento é necessário que você tenha um dos principais alertas sobre obstáculos: Nem todo o obstáculo é real. E isso é algo muito negativo, pois entenda que normalmente quanto menor a motivação acerca de uma meta, qualquer coisa serve como desculpa infundada para a não realização de algo.

A melhor reação aos obstáculos
O fato de identificarmos os tipos de obstáculos, não significa que os mesmos devem ser aceites como algo bom ou natural ao processo. Na verdade os obstáculos evidenciam problemas sérios na estrutura da organização, problemas na qualidade dos processos e na qualidade dos produtos gerados.

obstáculos também sinalizam que há desperdícios, pois além de gerar pausas e esperas, pode gerar multitarefa das atividades em execução e principalmente estimula um consumo inapropriado de energia da equipa durante o esforço para remoção dos obstáculos.

Para evitar a ocorrência de obstáculos, a equipa pode usar alguns recursos importantes recursos:
  • O senso real de comprometimento com a meta, dessa forma, aceitar um obstáculo afetará negativamente o caminho em direção à meta.
  • Usar a dinâmica do ciclo e do timebox oriundos das iterações (A pergunta matadora é: Isso pode esperar a próxima iteração?)
  • O autogerenciamento da equipa para ativar o seu líder para que o mesmo ajude-os a rejeitar o obstáculo e proteger a atividade que está sendo executada.
Conclusão:
  • A prática de sinalizar os obstáculos é extremamente saudável como forma para mostrar os problemas de uma organização e gerar melhorias no processo de trabalho de uma equipa e consequentemente na qualidade dos resultados gerados.
  • Veja os obstáculos não somente como algo que prejudica as pequenas tarefas do dia a dia, mas sim como algo que prejudica as suas metas, dessa forma, para reforçar a importância dessa ideia, apenas se responda a seguinte pergunta: Como você se sente quando não alcança suas metas?
Extractos do texto do artigo de Manoel Pimentel

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