quinta-feira, 12 de junho de 2014

8 hábitos que podem arruinar uma apresentação

Eis 8 hábitos que não deve cometer, porque podem arruinar até as melhores apresentações. Veja se você já sofreu com algum deles e saiba o que fazer para consertar tais falhas:
 
1. Começar com uma desculpa
 - O hábito: você está atrasado, não tem o material necessário ou seu equipamento está quebrado. A desculpa já antecede os problemas de sua apresentação.
 - Por que é um erro: um pedido de desculpas no começo da reunião gera uma impressão negativa e faz você parecer uma vítima. Ninguém quer fazer negócios com uma vítima.
 - O que fazer no lugar: inicie a apresentação com uma observação otimista, como se nada estivesse errado, para demonstrar que você mantém a calma sob pressão - o oposto de ser uma vítima.
 
2. Pedir mais tempo
 - O hábito: você acha que tem pouco tempo para repassar as principais informações e pede mais.
 - Por que é um erro: se falta tempo devido a um atraso seu, você está sendo ainda mais indelicado, e se é porque sua apresentação é longa, bem, sua apresentação deve ser sintetizada. 
 - O que fazer no lugar: se você estiver atrasado, finalize a apresentação na hora marcada e, se ela está grande, lembre-se de que ser prolixo não é uma qualidade.
 
3. Apressar os slides
 - O hábito: você tem pouco tempo para finalizar sua apresentação, mas falta ainda a metade dos slides, então você começa a passá-los apressadamente.
 - Por que é um erro: geralmente isso acontece quando os slides iniciais desencadearam discussões, então você se adianta para que o público mantenha-se calado até o fim da apresentação.
 - O que fazer no lugar: adapte o restante do Power Point para o assunto que foi debatido, pois claramente é o que importa para seus espectadores.
 
4. Criar desculpas pessoais
 - O hábito: você diminui as expectativas do público ao pedir desculpas antecipadamente pelo seu desempenho (ex.: "estou exausto"; "cheguei em casa tarde ontem").
 - Por que é um erro: na verdade, essa desculpa é para si próprio, para você não se sentir tão mal caso falhe. Além disso, ninguém gosta de ouvir os outros se lamentarem por seus problemas.
 - O que fazer: mostre-se entusiasmado, independente de como estiver se sentindo. Esteja inteiramente presente e se esforce para dar o máximo de si.
 
5. Ler slides
 - O hábito: os slides mostram o que você pensa a respeito de determinado assunto. Em vez de explicar sua linha de raciocínio, você lê os slides em voz alta.
 - Por que é um erro: se você está fazendo uma apresentação para pessoas que sabem ler, você será entediante.
 - O que fazer: faça dos slides indicadores visuais para os pontos que você está expondo, em vez de uma versão escrita ou resumo de tais pontos.
 
6. Virar as costas
 - O hábito: você fica se virando para ler os slides ou então abaixando a cabeça para ler suas anotações.
 - Por que é um erro: você está agravando o hábito 5, com falta de profissionalismo.
 - O que fazer: foque no público e olhe para ele enquanto se apresenta.
 
7. Falar muito rápido
 - O hábito: você tem muito material para compartilhar, então fala rápido para dar tempo de apresentar tudo.
 - Por que é um erro: a partir do momento que você precisa falar com rapidez, sua apresentação está maior do que deveria. Além disso, você vai parecer nervoso.
 - O que fazer no lugar: diminua a apresentação para não ter que se preocupar com o tempo. Caso você esteja falando rápido por nervosismo, escreva "CALMA" em cada página de suas anotações.
 
8. Inquietação
 - O hábito: você remexe as anotações, olha para o relógio, começa a se coçar, passa a mão no cabelo etc.
 - Por que é um erro: você vai tirar a atenção do público da apresentação e ao fazer isso, tornará o conteúdo que está passando desinteressante e menos eficaz.
 - O que fazer no lugar: quando for ensaiar a apresentação, ensaie sua performance e o que fazer com as mãos - ensaie o suficiente até que os tiques nervosos desapareçam.
 

Nenhum comentário: