quarta-feira, 20 de novembro de 2013

5 lições que os líderes de TI podem aprender com os problemas do site da HealthCare.gov.

HealthCare.gov é o portal do mercado de seguros saúde do governo dos USA, projetado para atender milhões de pessoas sem seguro em 36 estados. O site foi construído pelo CGI Federal, uma empresa canadense que é um contratante de TI federal. O site caiu logo após seu lançamento no dia 1/10/2013 e tem sido atormentado por problemas técnicos. Ele não foi capaz de acompanhar a demanda, e para a maioria dos usuários não é possível concluir a inscrição.
De acordo com a CBS News , "A Casa Branca afirmou que este era um sinal de que a demanda foi alta:", disse EUA Chief Technology Officer Todd Park.
A partir de 14/11/2013 a CBS News disse que a Casa Branca informou que o site poderia processar 17 mil inscrições por hora. Com 30 milhões de americanos que necessitam de usar o site, que levaria dois meses e meio para se inscrever todos com o site operando 24/7. No primeiro mês, apenas 106 mil pessoas se inscreveram.
Quando perguntado sobre os problemas com o site, Rachel Maisier, porta-voz dos Centers for Medicare e Medicaid Services (CMS), que administra o local, se recusou a responder a perguntas específicas e em vez disso se refere às liberações de imprensa com instruções para usar o site. Maisier disse: "A obrigação total é de 630 milhões dólares para o sistema de TI e nós gastamos 174 milhões dolares dessa obrigação total. "
Pro Tech Research virou-se para especialistas em TI para recolher os fracassos na implementação HealthCare.gov. O consenso é que as cinco principais coisas que outras empresas podem aprender com o fracasso deste site, são as seguintes:
  1. Se você estiver se preparando para lançar um novo site, deve decidir se quer usar o talento in-house ou terceirizar. Se você optar por terceirizar, contratar um bom contratante.
  2. Siga os passos corretos para contratar o melhor fornecedor para o projeto, e gerir adequadamente a relação.
  3. Ter uma pessoa encarregada do projeto, com poder de veto absoluto.
  4. Não passar por cima de todos os problemas ao longo do caminho. Seja aberto e honesto sobre o andamento do projeto. E testar o site.
  5. Esteja pronto para o sucesso ou fracasso. Esperança para o melhor, mas se preparar para o pior e ter orientações para gerir qualquer falha potencial.
O projeto, no geral, foi mal administrado. Isso tem sido evidente a partir dos relatórios de notícias. Paula Tompkins, fundador e CEO da Dearborn, baseada em Michigan ChannelNet, disse, "Management always seems to underestimate the complexity of getting systems to interact in a consistent and usable fashion. I have been involved in many large scale (enterprise) technology based projects that have been mis-managed. I always recommend that a company doesn’t bite off more than it can chew. You need to be realistic about what can be accomplished in the time and for the budget available."

Nenhum comentário: