quarta-feira, 20 de novembro de 2013

10 elementos críticos de um centro de dados eficiente

A evolução do centro de dados pode transformá-lo em um ambiente muito diferente graças ao advento de novas tecnologias, como computação em nuvem e virtualização. No entanto, sempre haverá alguns elementos essenciais exigidos por qualquer centro de dados para funcionar sem problemas e com sucesso. Estes elementos serão aplicadas se o seu centro de dados é do tamanho de um closet ou um hangar de aviões - ou talvez até mesmo em uma barcaça flutuante, que rumores indicam Google está construindo. Eis abaixo os 10 elementos críticos:
1. Controles ambientais Um ambiente padronizado e previsível é a pedra angular de qualquer centro de dados de qualidade. Não é apenas sobre como manter as coisas frescas e manter os níveis de humidade adequada ( de acordo com a Wikipedia , a faixa de temperatura recomendada é de 61-75 graus Fahrenheit ou 16-24 graus Celsius e 40-55% de humidade). . Você também tem que levar em conta a  supressão de fogo , o fluxo de ar  e distribuição de energia .
2. Segurança Escusado será dizer que a segurança física é a fundação de um centro de dados confiável. Manter seus sistemas sob sete chaves e proporcionando a entrada apenas ao pessoal autorizado, permitindo apenas o acesso necessário aos servidores, aplicativos e dados através da rede. É seguro dizer que os ativos mais valiosos de qualquer empresa (excepto as pessoas, é claro) a residir no centro de dados.   Recomendo alarmes, que também podem ser falível para pensar sobre sua próxima medida: bloqueio dos racks de servidores? Backup de energia para o seu sistema de segurança?  Contratar seguranças? Tudo depende das suas necessidades de segurança, mas tenha em mente que "a segurança é uma jornada, não um destino".
3. ResponsabilidadeFalando como um administrador de sistema, posso atestar que a maioria das pessoas é profissional e confiável.  No entanto, isso não nega a necessidade de prestação de contas no centro de dados para monitorar as interações que as pessoas têm com ele. Os centros de dados deve registrar os detalhes da entrada via de acesso crachá. Recomendo que esses registros sejam mantidos por alguém de fora da TI, como o departamento de Segurança. Os visitantes devem entrar ou sair e permanecer sob vigilância em todos os momentos.
4. Políticas Todo o processo envolvido com o centro de dados deve ter uma política por trás dele para ajudar a manter o ambiente gerenciado.  São precisas políticas de acesso ao sistema e uso (por exemplo, apenas os administradores de banco de dados tem o controle completo para o servidor SQL).  Você deve ter políticas de retenção de dados - quanto tempo você deve armazenar os backups?  Você deve mantê-los fora do local e em caso afirmativo, quando é que estes devem expirar?  O mesmo conceito se aplica a instalação de novos sistemas, verificação de dispositivos / serviços obsoletos, e retirada de equipamentos antigos - por exemplo, limpar os discos rígidos de servidores e doar ou reciclar o hardware.
5. Redundância -  Seu centro de dados é, provavelmente, muito mais brilhante, mais caro, e muito crítico, então você precisa de mais do que um pneu sobressalente para garantir que ele permaneça saudável.  Você precisa de pelo menos dois de tudo que a sua empresa necessita para se manter à tona, se se aplica a servidores de correio, ISPs, links de fibra de dados ou de voz sobre IP (VOIP), VMs sistema telefônico.  Três ou mais não faria mal em muitos cenários de qualquer um!  Não são apenas os componentes redundantes que são importantes, mas também o processo para testar e certificar-se de que eles trabalham de forma confiável - programadas e pesquisas sobre novas metodologias.
6. Monitoramento Monitoramento de todos os sistemas de uptime e  da sua saúde trará valor enorme e proativa, mas isso é apenas o começo.   Você também precisa controlar a quantidade de largura de banda em uso, bem como de energia, armazenamento, espaço em rack físico, ou melhor tudo que é fornecido pelo seu centro de dados.  Existem ferramentas gratuitas como o Nagios, para monitoramento e soluções mais elaboradas, como Dranetz  para medição de potência. Alertas quando interrupções ou limiares baixos ocorrer é parte do processo - e certifique-se de organizar um mecanismo de proteção para seus alertas para que eles sejam independentes do centro de dados.
7. Escalabilidade Portanto, sua empresa precisa de 25 servidores hoje para uma variedade de tarefas, incluindo virtualização, redundância, serviços de arquivo, e-mail, bancos de dados e analytics? O que você pode precisar no próximo mês, no próximo ano, ou na próxima década? Certifique-se de que o centro de dados de tamanho adequado, com capacidade de expansão suficiente para aumentar o poder, rede, espaço físico e armazenamento. Se as suas necessidades de centros de dados vão crescer - e se a sua empresa é rentável posso garantir este é o caso - hoje é o dia para começar a planejar. Planejamento para escalabilidade  é um processo contínuo.
8. Gestão da mudança -  Você pode argumentar que Change Management, cai sob a secção "Política".  No entanto, eu responderia que ele é ao mesmo tempo uma política e uma filosofia.  Orientações adequadas para a gestão da mudança , para garantir que nada ocorre em seu centro de dados que não tenha sido planejado, programado, discutidas e acordadas juntamente com o fornecimento, passos de devolução ou de um plano " B ". O ciclo de vida de todos os elementos do seu centro de dados deve estar de acordo com a sua perspectiva de gestão da mudança.
9. Organização A implantação de novos sistemas pode resultar em alguns problemas, devido aos prazos não cumpridos.  A implementação e um sistema com sucesso não significa apenas ligá-lo, mas também inclui a integração de dispositivos para o centro de dados através de métodos padronizados e suportáveis. Seus racks de servidores deve ser limpo e colocado de forma lógica. Seus cabos deve ter o comprimento adequado e executado através de guias de cabos.
10. DocumentaçãoA última peça do quebra-cabeça é adequado, útil e oportuna a documentação. As diretrizes de gestão da mudança deve obrigar a que a documentação é mantida relevante e disponível para todo o pessoal adequado como os detalhes evoluir - o que eles sempre fazem.

Nenhum comentário: