quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Os 5 pilares da arquitetura corporativa

Em sua apresentação online, "Cinco pilares da arquitetura de TI", Jim WIlt, arquiteto da Microsoft, introduz a visão do IASA sobre os fundamentos da arquitetura corporativa. Wilt explica as origens e o desenvolvimento de cinco pilares, que incluem estratégia da tecnologia do negócio, ambiente de TI, atributos de qualidade, projeto/design e dinâmica interpessoal. Também comenta a lógica e os detalhes por trás desses pilares, assim como as habilidades necessárias em cada arquiteto para obter sucesso em seus projetos.
O IASA estabeleceu os seguinte pilares.
Estratégia de tecnologia do negócio: os arquitetos precisam ter um entendimento básico do negócio; do contrário não conseguirão dar suporte aos objetivos da organização ou aos objetivos dos clientes.

Ambiente de TI: os arquitetos devem ter a "capacidade de verificar a solução e a maturidade organizacional em aspectos funcionais e de procedimentos da empresa". O ambiente de TI envolve a implementação de elementos relacionados ao processo de desenvolvimento, o gerenciamento de projetos, a utilização de plataformas e frameworks, as mudanças e ativos gerenciais, a governança, além dos testes e controle de qualidade.

Atributos de qualidade: o atributos de qualidade são mapeados pelo IASA em quatro categorias - qualidades que definem aspectos de usabilidade, aspectos de desenvolvimento como mudanças de requisitos, questões operacionais como performance, além de requisitos de segurança. Tais qualidades são tipicamente requisitos transversais, levando a escolhas importantes, baseadas em limitações de tempo, custo, requisitos e recursos.

Projeto: a capacidade de criar um bom projeto arquitetural é a "principal ferramenta de um arquiteto, ao entregar uma estratégia e um produto para o negócio". Como Wilt enfatiza, o design não se trata apenas da criação de uma arquitetura; inclui a revisão de todo o projeto. Não é só questão de "belos diagramas", mas sim de "justificações, razões e ponderações", quando for necessário tomar decisões. Habilidades necessárias nessa área incluem conhecimentos em técnicas e metodologias de design.

Dinâmica interpessoal: a dinâmcia entre pessoas inclui gerenciar e influenciar pessoas em um contexto de um projeto ou ambiente de TI. Wilt explica que há diversas habilidades necessárias nesse contexto. É necessário lidar com a cultura e com a relação com os clientes, além de lidar com os membros da equipe em um projeto. E embora a maioria dos arquitetos não detenha responsabilidades gerenciais, é necessário que possuam habilidades de liderança e gestão.
 
Fonte: InfoQ

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