sexta-feira, 19 de outubro de 2012

As funções em TI mais procuradas para 2013

O número de empresas que planeia contratar profissionais de tecnologia continua a crescer. É o que revela o estudo “2013 Forecast” realizada pela Computerworld nos Estados Unidos a 334 executivos de TI. Destes, 33% disseram que planeiam aumentar os seus quadros nos próximos 12 meses.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a percentagem de respondentes com planos de contratação aumenta, acima dos 29% no ano passado, 23% em 2010 e 20% em 2009.
É claro que os líderes não estão contratando tecnólogos indiscriminadamente. Eles procuram funções específicas para oferecer o que a empresa precisa para competir hoje. Eis a lista das mais procuradas para 2013:

1. Programação e desenvolvimento de aplicações - Este é o alvo no planeamento de 60% dos executivos que participaram do estudo para os próximos 12 meses. Eles vão contratar profissionais com essas capacidades. De acordo com Reed, as empresas adiaram projectos durante a recessão, mas agora estão à procura de pessoal para manterem-se saudáveis e competitivas.

2. Gestão de projectos - 40% dos executivos planeia contratar nos próximos 12 meses profissionais com essas capacidades. A necessidade contínua de gestão de projectos alinha-se com a necessidade permanente de programadores: ambos são respostas à procura por novos negócios de aplicações de que precisam as empresas para competir. “Mais projectos significam mais gestores de projectos”, diz Reed, observando que as empresas querem credenciais de experiência, tal como a designação Project Management Professional. 
 
3. Help-desk/suporte técnico - Contratar profissionais com essas capacidades é o plano de 35% dos executivos para o próximo ano. Para garantir o sucesso, ele está à procura de pessoas para desenvolverem e implementarem os sistemas, e também profissionais de suporte técnico para ajudar os funcionários a usá-los. “Novos sistemas significam que é precisa de mais gente de help-desk para lidar com o aumento de chamadas que esperamos”, diz Wolf.

4. Segurança - É plano de 27% dos executivos contratar profissionais de segurança da informação nos próximos 12 meses. A segurança tem sido uma preocupação dos líderes de TI, e a procura por profissionais especializados nessa área está crescendo, em especial porque garantir a segurança nos actuais ambientes é cada vez mais complexo.

5. Business Intelligence/Analytics - Profissionais com esses conhecimentos estão nos planos de contratação de 26% dos executivos nos próximos 12 meses. Big Data é uma das principais prioridades para muitas empresas, mas precisa de pessoas certas para analisar toda a informação, uma tarefa desafiadora, na avaliação de Jerry Luftman, director do Instituto Global para a Gestão de TI e líder da Sociedade para a Gestão da Informação.

6. Nuvem/SaaS - Está nos planos de 25% dos executivos a contratação deste tipo de profissionais no próximo ano. Fuller diz que a empresa também vai precisar de especialistas em computação em nuvem, além dos seus dois centros de dados existentes. 
 
7. Virtualização - No estudo, 24%  dos executivos planeiam contratar para esta modalidade nos próximos 12 meses. Jon A. Biskner, vice-presidente assistente de TI do Nicolet National Bank, realça que deseja criar uma posição de administrador de virtualização.

8. Networking - Estão nos planos de 19% dos executivos participantes do estudo. Experiência de rede permanece perene no top 10 de capacidades mais procuradas, embora a procura tenha caído 38% no inquérito de 2010 para 19% no relativo a 2013. Apesar disso, os líderes de TI dizem que ainda precisam de profissionais de rede com experiência sólida.

9. Aplicações móveis e gestão de dispositivos - 19% dos executivos pensa contratar nesta área nos próximos 12 meses. À medida que consumidores e empresas expandem o uso de smartphones e tablets, os empregadores procuram profissionais que possam lidar com a procura relacionada com a proliferação de tais dispositivos, de acordo com a avalição de Motti Fine, director da TreeTop Technologies. 

10. Data Center - Nos planos de 16% dos executivos está contratar para este segmanto nos próximos 12 meses. Competências essenciais técnicas permanecem em elevada procura. Muitos executivos consideram esta capacidade como muito importante.
 

Nenhum comentário: