terça-feira, 8 de maio de 2012

Algumas atividades que o seu departamento de TI deve parar de fazer hoje



Muitos departamentos de TI começaram com apenas uma ou duas pessoas tiveram que aprender a tomar conta de todos os negócios das suas organizações lentamente até a velocidade cruzeiro com rápidas mudanças das TI. Como os tempos mudaram, a natureza do trabalho mudou, também. Muitos destes grupos de TI de antigamente agora são muito maiores, tendo como uma das responsabilidades a manipulação de sistemas de críticos que mantêm o negócio funcionando.
Pelo mundo existem diferentes departamentos de TI em ação. Muitos, embora ter "crescido" organicamente ainda se apegam a algumas atividades, que já não deviam considerar. Neste artigo, o autor (fonte abaixo) identificou algumas atividades que viu em ação em alguns departamentos de TI nos últimos meses que não devem ser manuseados por terceiros ou através de meios diferentes.

Eis as atividades:
  • Correr e fazer cabos de rede - No passado, em 1994, o cabeamento, um patch panel ou por cravação na extremidade de um conector RJ45. Porque os Cat5 era tão novos e muito caro, por isso as organizações optaram por fazer eles próprios os cabos de rede.Hoje, esta é uma atividade é melhor deixar para pessoas ou empresas especializadas cabeamento de instalações.
  • Criar contas manualmente - As contas de usuário, em sua maior parte, pode ser completamente buscadas de outros sistemas, principalmente o sistema de recursos humanos. Implementar ferramentas de gerenciamento de identidades que podem ser programadas para evitar este trabalho, passando a automatizar o processo. 
  • Manutenção de impressoras - terceriarizando a gestão dos serviços de impressão, atribuindo total responsabilidade por todo o equipamento existente e prestar serviços de reparação e substituição do toner. Em troca, pode-se pagar a empresa em função do número de páginas impressa por mês. O melhor de tudo, é que liberta a equipa de TI em concentrar-se em outras necessidades.
  • Instalação manual de software - Microsoft vai lançar uma nova versão do Office nos próximos meses. Como sua organização fazer o upgrade? Como é um caso como muitos outros é repetitivo. Sendo a instalação de software uma rotina, deve ser tratado como uma parte de um processo de imagem global acoplado com uma plataforma razoavelmente robusta de distribuição de software.
  • Redefinição de  senhas - As estatísticas mostram que as questões de senha tem uma das maiores percentagem nas chamadas ao help desk ... mas de uma forma doentia! Quando um usuário tem um problema de password, eles não podem fazer o seu trabalho e o profissional de TI é retirado do seu local de trabalho, o que poderia ser uma tarefa de auto-atendimento. Hoje já existem ferramentas self-service de redefinição de senha que podem ser implementadas e podem ser integradas com a tela de login do Windows para que o usuário pode redefinir sua senha.
Por necessidade, alguns grupos de TI terá que fazer algumas dessas atividades, mas como o negócio começa a esperar mais de TI, é hora de considerar deixar algumas rotinas do passado.
Fonte: Computerworld

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