quarta-feira, 8 de junho de 2011

Expanção dos conceitos de BI

As empresas devem expandir o seu conceito de Business Intelligence (BI) para incluir a análise de grandes quantidades de dados internos e externos, segundo analistas da Gartner. O benefício seria maior para as organizações que associam capacidades de BI às práticas de gestão de desempenho estratégico, defende a consultora.
A questão foi abordada durante o Gartner BI Summit, em Los Angeles, por analistas e gestores de TI, para quem a maioria dos sistemas de inteligência corporativa ainda estão centrados em si mesmos. Além disso cingem-se muito ao uso de dados de desempenhos passados, como receitas, custos e benefícios para justificar os seus esforços de melhoria de eficácia eficiência e redução de custos.
E os sistemas que respondem a essas solicitações tácticas de negócio, saem pouco favorecidos dos benefícios estratégicos de um sistema de BI mais amplo, disse Patrick Meehan, um analista da Gartner. A longo prazo, as empresas podem obter mais benefícios estratégicos dos seus investimentos em BI ligando práticas de gestão do desempenho com a visão e a integração de dados, tanto internos como externos, sugeriram vários analistas da Gartner.
Os CEO devem fazer duas ou três perguntas estratégicas de negócios que precisam de ver respondidas de forma coerente e, depois, determinar os dados a recolher e analisar periodicamente, disse Meehan. “O BI não se compra. Não vem numa caixa. É uma questão de fazer perguntas “, acrescentou. O maior impacto do BI é a sua capacidade de antecipar oportunidades de negócio.
Uma empresa precisa sempre de ser capaz de correlacionar dados de uma forma eficaz e saber que indicadores têm um impacto directo no seu negócio, diz o especialista.

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