sexta-feira, 27 de março de 2009

Entenda a Taxa de Rejeição do Seu Site

Se você usa o Google Analytics (que vamos chamar doravante de GA, para simplificar), já deve ter notado a métrica de Bounce Rate (ou taxa de rejeição) do seu site. E que normalmente ela é alta.

Mas o que é esta taxa de rejeição do site?
A primeira coisa a entender é como o GA mede esta taxa de rejeição. Para o GA uma rejeição é quando um visitante entra em uma página do seu site (não importando a origem), permanece na página e sai sem clicar em nada.

Esta é a métrica. Não importa o tempo que o usuário permanece na página, ele pode permanecer o dia inteiro, mas se não clicar em nenhum link, não interagir com o site e simplesmente ler o que tiver que ler e sair do site, para o GA é uma rejeição.

Mais detalhadamente, mesmo que você possua algum tipo de interação no site como mudança de abas, troca de fundo, ou algum tipo de interação via Ajax ou Flash, por exemplo, que não faça uma releitura da página e que não esteja “tagueada” para o GA o usuário não interagiu. Se o visitante copia seu conteúdo, cola em outro lugar, e o ato de copiar e colar não foi capturado e “tagueado”, o usuário não interagiu.

Ou seja, na configuração básica do GA, é necessário o usuário clicar em um link, ir para outra página (pelo menos uma) para ser contado como uma interação e zerar a taxa de rejeição.
Como reduzir a taxa de rejeição do site?

Se seu blog é de informação, de leitura, e você não possui metas definidas, você pode usar o tempo de permanência no site como índice de interação. Ou seja, se o visitante permaneceu X tempo no site, não é uma rejeição.

Antes de aplicar o método de redução da rejeição é importante você ser honesto com você mesmo. Você deve se perguntar: Quanto tempo eu devo usar para rejeitar um visitante? Trinta segundos são suficientes para um usuário ler os meus textos? Se tenho uma rejeição alta não será necessário rever como escrevo as minhas matérias? Os usuários estão encontrando o que procuram no meu site?

Reduzir, ou eliminar completamente, os índices de taxa de rejeição pode impedir que você tenha uma visão crítica sobre a qualidade do seu conteúdo e sobre o que os visitantes estão procurando no seu site e não encontrando.
Solução

Uma maneira de reduzir a taxa de rejeição é contar o tempo que o usuário permanece na página sem interagir. Assim como considerar somente um clique como uma interação, esta metodologia pode levar a erros de análise e interpretação. Use com bom senso e tenha este fato sempre em mente. Faça um teste temporário e se estiver satisfeito continue; senão, ajuste o tempo ou remova esta contagem.

Para contar o tempo basta inserir um JavaScript bem simples no template das páginas do seu site que crie um pageview falso; isto é, simule um clique em algum link que não existe em seu site. Como a página não existe, ao informar os pageviews do seu site tenha o cuidado de remover esta ação, porque um pageview já foi contabilizado ao visitante acessar a página e este pageview adicional serve somente para reduzir a taxa de rejeição.

Este código faz este trabalho

O tempo é contado em milésimos de segundo, ou seja, 60.000 significa um minuto, 30.000 meio segundo e assim por diante.

O parâmetro “no_click” indica que o usuário permaneceu pelo menos um minuto na página sem interagir de acordo com o exemplo. No GA ao verificar as páginas acessadas você encontrará a página “no_click” e isto indicará a você quantos usuários permaneceram no site sem clicar em nada. O tempo mínimo deverá ser o tempo definido na chamada do pageview e sua taxa de rejeição deverá ser reduzida.
Conclusão

Eu já estou testando em todos os meus blogs, assim que eu tiver novidades a respeito dos números eu atualizo vocês. [Webinsider]


Nenhum comentário: