terça-feira, 5 de agosto de 2014

Soluções de segurança para todo tipo de empresa

Independentemente do tamanho de uma empresa, uma coisa é certa: ela está passando por importantes mudanças em termos de geração e gestão de informação, devendo buscar um nível de segurança, organização e agilidade que facilite o crescimento sem comprometer a estabilidade do sistema. Isso impõe novos desafios ao departamento de TI (Tecnologia da Informação), que está sempre buscando adequar suas necessidades ao poder de investimento.

Vale dizer que o nível de segurança exigido está diretamente ligado às atividades da empresa, ao perfil e ao volume de usuários que acessam o sistema. Embora nenhum recurso ofereça 100% de segurança, há soluções que, quando usadas em conjunto, podem chegar muito perto disso. O importante é adequar o nível de segurança para cada departamento da empresa, fazendo uma varredura para detectar onde estão as falhas que precisam ser corrigidas. A seguir, conheça algumas soluções que atendem vários níveis de segurança nas empresas:

1. Controle de rede - 
 Ao interromper o tráfego malicioso através de um sistema que controla o transporte de dados, a segurança da empresa é potencializada de um modo sem precedentes – já que a maioria classifica apenas velocidade e desempenho como prioridade.

2. ‘Nuvem contínua’ -
Empresas que necessitam de máxima proteção às suas operações e às informações geradas têm de garantir acesso seguro a redes, servidores, data centers, aplicações etc.

3. Backup na nuvem -
Essa solução inclui volume de backup, software de gestão e replicação de dados para um local remoto. Também contempla a centralização do volume de backup in-house, aplicando deduplicação nessa massa de dados para evitar repetição de segmentos.

4. Monitoramento e controle -
Além de desenvolver políticas de segurança para cada empresa ou departamento, é importante adotar um mecanismo de comunicação da política adotada, promovendo amplo entendimento das vulnerabilidades que devem ser evitadas. Esse processo deve ser revisado e retransmitido continuamente para melhor resultado.

5. Pacote de integridade -
São adotados alguns métodos de verificação da integridade de pacotes e rastreabilidade da procedência, evitando possíveis contágios na infraestrutura através de ataques virtuais quando da instalação de pacotes.

6. Perímetro de segurança -
Trata-se de um conjunto de políticas de segurança utilizado em programas e equipamentos que tem por objetivo reforçar o acesso físico e impedir a propagação de vírus por meio de dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks etc.).

7. Segurança de endpoints -
Neste caso, medidas de segurança são implantadas em todos os dispositivos móveis que em algum momento são conectados à rede: pendrives, smartphones, tablets, notebooks... Essa medida complementa a solução ‘perímetro de segurança’, evitando todo tipo de fraude e contaminação.

8. Gestão da largura da banda -
O objetivo é prevenir congestionamentos, tráfego lento de informações e abusos, bem como ataques à rede.

9. Inspeção de segurança -
Neste caso, a empresa conta com um monitoramento ativo, alinhado com sua política de segurança, para identificar os inúmeros tipos de ameaças e consequente solução de controle.

10. Filtro de IP -
Essa é uma solução de baixo custo para incrementar a segurança da rede. De acordo com as definições do protocolo, é realizada a filtragem por endereços de origem ou destino.

11. Antivírus e AntiSpam -
Essas soluções são as mais populares, mas também são absolutamente necessárias hoje em dia, sob pena de haver uma queda brusca na produtividade ou a perda total de informações. São soluções que filtram mensagens e repelem intrusos, evitando que tenham acesso a informações estratégicas e comprometam a integridade da empresa. Apesar de simples, essas medidas jamais devem ser negligenciadas.
 

Nenhum comentário: