terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os três fatores da boa sorte

Muitos empresários afirmam que a sorte é um fator determinante para o sucesso. Mas no mundo dos negócios não é inteiramente assim. Há um ditado popular que diz: “você faz sua própria sorte”. Isso, nas corporações, vai além do simples jargão.
Indiscutivelmente, alguns fatores nos impulsionam e são propícios para melhorar as nossas chances de alcançar resultados positivos. Entretanto é preciso, muitas vezes, ter um insight para isso.

Os três fatores da boa sorte

A base de uma atitude de sorte é a humildade. Esse é um dos principais traços do líder de alto desempenho. Ter uma atitude assertiva começa com humildade e consciência das suas próprias limitações.
Curiosidade intelectual é uma resposta ativa à humildade. Se a humildade dá às pessoas a capacidade de ser intelectualmente curioso, por outro lado, individuos totalmente confiantes ou arrogantes são menos propensos a questionar suas suposições pessoais e perspectivas do mundo.
O otimismo é a fonte de energia para permitir uma mudança positiva. Se a humildade é a base para a curiosidade intelectual, então uma disposição otimista dá convicção e energia de que mais e melhor é sempre possível. É como uma profecia autorrealizável: mais sorte tende a vir para os mais crédulos – para os que veem o bem em alguma coisa antes de observar o mal.
Otimistas são doadores de energia ao invés de sugadores. Por ter uma disposição positiva, tais indivíduos são mais propensos a conseguir mais “elemento surpresa”, ou seja, têm mais encontros com boa sorte, pois sempre acreditam na possibilidade de melhorias em suas atuações.
A equação básica para desenvolver a atitude certa é bastante simples. Ela começa em desenvolver humildade para ser autoconsciente, seguida pela curiosidade intelectual para fazer as perguntas certas e conclui-se com a crença e a coragem de que algo melhor sempre é possível (otimismo).
As pessoas mais sortudas do mundo são aquelas que possuem todos os três elementos desta equação. Acreditam no copo “meio cheio” ao invés de “meio vazio”.
Essa é a mentalidade construtora para a sorte. É aquela que a maioria das pessoas pode ter, se acreditar.
Afinal: sorte é uma encruzilhada onde preparação e oportunidade se encontram.  

Fonte: Webinsider

Nenhum comentário: