sexta-feira, 19 de novembro de 2010

As tendências convergentes que irão mudar as TIs e os negócios



Analista Gartner antecipa as tendências convergentes que podem ter um enorme impacto nas tecnologias de informação e nas empresas em geral.
“No centro da mudança dos próximos 20 anos estará a inteligência retirada da informação”, assegura Peter Sondergaard, vice-presidente e responsável mundial pela pesquisa da Gartner. “A informação será ‘o petróleo do século XXI’. Será o recurso a fazer funcionar a nossa economia de um modo antes não possível”.
Para a próxima década, a Gartner identificou quatro tendências com forte impacto na economia e nas tecnologias de informação (TI), desde a cloud à computação social, da computação contextual a estratégias baseadas em padrões – todas com recurso ou auxiliar para a gestão da informação.
A cloud “constitui a base de uma descontinuidade que corresponde a uma nova oportunidade de formatar a relação entre os que usam serviços de TI e quem os vende”, diz a analista.
A computação social – e não apenas plataformas como o Facebook ou o Twitter – terão um “impacto real” à medida que “permeiam e enevoam as fronteiras entre as actividades pessoais e profissionais”. E irão permitir “ainda por realizar crescimento de produtividade” e “contribuir para o crescimento económico”, afiança Sondergaard.
No caso da computação contextual (“Context Aware Computing”), esta vai emergir com a generalização das tecnologias sem fios, agregadas a dispositivos “superinteligentes” (de tablets a smartphones ou netbooks), maior capacidade de computação e comunicações em todos os produtos físicos. “Isto permite a criação de software e serviços que agregam dados, texto, gráficos, áudio e vídeo com contexto como localização, língua, desejos, sentimentos”, reconhece Sondergaard, acrescentando que terá um “profundo impacto nas organizações, na forma como conduzimos os negócios”.
As estratégias baseadas em padrões “procuram padrões de fontes tradicionais e não-tradicionais, modelam o seu impacto e adaptam de acordo com as necessidades do padrão”, refere a Gartner. Análise de redes sociais, tecnologias cientes do contexto e ferramentas de análise previsional vão permitir aos responsáveis de TI extraírem padrões do enorme “conjunto de fontes de informação e modelar futuras possibilidades”.
“A combinação destas quatro tendências cria uma força inimaginável impactando não apenas as TI e a indústria de TI mas as capacidades das empresas e governos”, refere Sondergaard.

Nenhum comentário: