sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sete dicas para motivar

“A motivação é pré-requisito não só do sucesso de um projeto, mas do desenvolvimento profissional e de um bom ambiente de trabalho também. Mas para muitos donos de micro e pequenos empresas, engajar os funcionários numa ideia ou numa simples tarefa com o mesmo entusiasmo é um dos maiores desafios na gestão de pessoas. O portal de pequenas empresas da revista Inc. é um portal de conhecimento norte-americano que abordou a questão e, com a ajuda de especialistas, selecionou 7 dicas para motivar seus colaboradores e fazer todo mundo vestir a camisa do seu negócio.”

1. Dê o exemplo - O setor da Qualidade deve funcionar como uma vitrine interativa, exibindo e atraindo todo o pessoal da empresa para o que expõe. É importantíssimo que você saiba ouvir as opiniões e delas extrair novas idéias, creditando quem sugeriu e se possível experimentando primeiro para mostrar que pode dar certo. Quem dá boas sugestões e as vê implementadas se sente valorizado e apóia as ações da Qualidade, contagiando outros a fazer o mesmo.

2. Foque na felicidade mais que na motivação - Ao pensar em melhorias nos processos, verifique quais benefícios essas melhorias trarão para quem atua no processo. Esse cuidado facilita a aceitação de mudanças e a confiança em novos projetos da Qualidade. Colocar-se no lugar do outro é uma ótima estratégia para avaliar o potencial dessas melhorias e, se não for possível fazer isso, tente conseguir uma avaliação das propostas por parte de quem vai conviver com elas, se implantadas.

3. Assegure-se de que as pessoas sejam recompensadas com o sucesso do negócio - Ganhos em produtividade geram lucro, certo? Que tal propor a criação de um fundo com parte desse lucro beneficiando as pessoas envolvidas nas melhorias, dividindo esse sucesso e alimentando a vontade de gerar mais melhorias? E há também melhorias que não geram lucro financeiro, mas facilidade para executar as atividades, melhor ambiente, menos pressão, menos cobrança… Pesquise a influência desses fatores na satisfação do cliente interno e divulgue os resultados, criando reconhecimento.

4. Incentive a autonomia - Não cobre atitudes mas incentive-as. Crie uma cultura de independência na empresa. Não imponha formas de fazer o trabalho, mas incentive as pessoas a descobrirem por si as melhores formas!

5. Encoraje os funcionários a exporem os problemas - Se ocorrências de NC´s são usadas para repreender ou punir, tendem a gerar a ocultação de informações e de falhas. Tenha uma política transparente para tratar os erros e demonstrar suas conseqüências sem diminuir o responsável perante os colegas ou prejudicá-lo de qualquer forma. A falha humana involuntária pode ser admitida no processo e usada a favor de encontrar soluções. E o descaso e inconseqüência, esses sim dignos de punição, ficam facilmente expostos…

6. Recrute para trabalho voluntário - Divulgue e participe de ações sociais e proponha a participação e apoio da empresa. Forme equipes mistas com funcionários de vários processos, isso vai incentivar e reforçar a interação no ambiente interno da empresa, o que trará benefícios e satisfação.

7. Não se esqueça do clima do negócio quando ele começou - Quando a Qualidade era novidade aí todo mundo tinha curiosidade em saber como a coisa ia, mas agora ninguém liga mais? Divulgue seus resultados e promova formas de participação do pessoal, como palestras, cursos, gincanas internas… Torne a Qualidade interessante e dinâmica!

Fonte: Blog dos Empreededores

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