sexta-feira, 4 de julho de 2008

Truques para abastecer o seu automovel

Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao
máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.

- 1º.Truque: Encher o tanque de manhã cedo.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos
debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário
se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível
não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de
combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.
Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exacto.

- 2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se
menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras
surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo
uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor
e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos
combustível pelo mesmo dinheiro.

- 3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora
mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos
flutantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a
evaporação ao mínimo.

- 4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques
subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação
nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os
sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

* O autor deste texto trabalha numa refinaria faz 31 anos.

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