Este
ano marcou o aparecimento de importantes tecnologias, como Big Data e o
movimento do “bring your own device” (BYOD). Essas tendências dominaram
as notícias e, nalguns casos, mudaram a forma de fazer negócios e gerir
o mundo das tecnologias de informação (TI). Conheça as sete tendências tecnologias e conceitos que fizeram história em 2012.
1. Big Data ganha destaque -
A análise de dados não é uma tendência nova. O que há de novo é
a análise da montanha de dados. Ferramentas que facilitaram o trabalho de administradores de TI para analisar o fluxo
de visitas num site, por exemplo, mesmo quando há milhões de dados, as
Infografias que ajudam a explicar dados massivos também se tornaram
populares e os gráficos coloridos, expandindo em várias páginas, ajudaram a
tirar conclusões e tornaram o Big Data mais compreensível.
2. Formação online impulsionou o “crowdsourced” -
Para a maioria das grandes empresas, cursos online que ajudam os
funcionários a aprender sobre uma nova aplicação ou um processo
contabilístico são comuns. O que mudou em 2012 foi a criação do
conteúdo. Sites como o Udemy e o Udacity dão formação “crowdsourced”.
ali, os especialistas podem disponibilizar um seminário para formação.
Quando a CEO do Yahoo, Marissa Meyer, promove formações para entender
como funciona o desenvolvimento de um produto, é possível identificar
que há uma tendência aí.
3. Near Field Communications (NFC) avançam -
As NFC apareceram pela primeira vez em telemóveis no ano passado, mas o
conceito levou vários meses para arrancar. Agora, já é possível ver a
tecnologia a funcionar. A Samsung, por exemplo, conta com dois
smartphones com a solução. Novos modelos da Google e da Samsung também
suportam essa tecnologia.
O Bluetooth é muito difícil de configurar, para muitos, e a troca de
dados imediata do NFC faz com que a tecnologia seja mais amigável.
4. Biometria de longo alcance -
A segurança biométrica, por exemplo, usa as impressões digitais ou a
leitura da íris para permitir um acesso seguro. Nos últimos 10 anos, a
ideia cresceu mas poucos usam a tecnologia diariamente. Isto pode mudar
com scanners de longo alcance. Isso significa muito mais flexibilidade
na forma como um ponto de verificação de segurança no edifício funciona
e garante um processamento mais rápido.
5. Supermonitores de alta resolução -
O monitor Samsung Series 9 é um exemplo de um monitor colorido, com
resolução de 2560×1440, que fotografa e abre documentos do Word. A
Apple entrou na onda dos supermonitores com o laptop MacBook Pro e o
novo iPad. Com um aumento de resolução, os funcionários podem manter um
ecrã com o Skype de um lado, browser noutro e aplicações de negócios
ainda no mesmo ecrã – tudo sem se perder o espaço de trabalho.
6. BYOD -
Os funcionários estão a levar os seus dispositivos de consumo doméstico
para o ambiente de trabalho e a usá-los para tarefas corporativas. Os
aparelhos incluem o Amazon Kindle Fire HD, que é destinado à leitura de
livros e pode ser usado para ver filmes, mas também tem um browser Web
rápido que funciona bem para o Webmail corporativo. A maioria dos departamentos de TI respondeu bem a esse movimento,
utilizando soluções para controlar o acesso de dispositivos por parte
dos funcionários na rede corporativa.
7. Impressão 3D -
A prototipagem rápida ajudou as grandes empresas da década passada.
Quando a General Motors precisa de uma nova peça para um protótipo de
um carro eléctrico, ela cria-a no seu próprio laboratório de
prototipagem. Agora, porém, a impressão 3D é uma opção viável para
empresas de qualquer tamanho. Por exemplo, o MakerBot Replicator custa
1,749 dólares e pode facilmente criar um acessório para uma nova
bicicleta ou uma capa de protecção para smartphones. Outra barreira à
entrada caiu este ano: já não se precisa de uma licenciatura em
engenharia ou capacidades em design 3D. Pode-se fazer o download de
desenhos da Thingiverse de manhã e começar a imprimir à tarde.
Fonte: Computerworld
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