quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Seis componentes chaves de um mapa de carreira

O mapeamento de carreira contribui para a definição de metas a longo prazo e objectivos profissionais que vão além das metas estabelecidas durante as revisões anuais, diz Clarke, da Talent Optimization Partners.
Conheça seis componentes-chave de um mapa de carreira, de acordo com Clarke:
1. Histórico profissional: elaborar uma lista das funções de trabalho que você realizou, com competências identificadas para cada um.


2. Um olhar completo: “aqui é onde você começa a incorporar o que você quer”, afirma Clarke. Ela aconselha que as pessoas comecem com as indústrias que estão interessadas em seguir e, depois, os cargos que pretendem desempenhar.

3. Análise de “gaps” de competências: é uma comparação das competências que você tem actualmente e aquelas de que precisa adquirir para fazer o que deseja.

4. Plano para adicionar competências: identificar os projectos, cursos ou experiências que podem ajudá-lo a fechar a lacuna entre as capacidades que tem hoje e as que precisa.

5. Para onde quero ir?: Liste as empresas em que gostaria de trabalhar ou, pelo menos, quer saber mais sobre elas.

6. Metas de networking: identifique as pessoas que quer conhecer ou conhecer melhor. Comprometa-se a chegar até eles a cada trimestre com um objectivo específico em mente. “Considere o que você quer com essas pessoas”, finaliza Clarke.

Nenhum comentário: