Muito está sendo falado da influência e impacto que a internet e as redes sociais online podem ter sobre a política. De como essas ferramentas podem ser utilizadas pelos candidatos a um cargo público para estabelecerem uma relação direta com seu eleitorado.
As eleições norte-americanas são exemplo disso, com os candidatos fazendo uso de blogs, MySpace, YouTube, Flickr, Facebook, entre outras redes. Aqui no Brasil alguns políticos já criaram blogs, mas nada ainda que se assemelhe ao nível de relacionamento que está sendo criado nos Estados Unidos.
Um exemplo que pode ser considerado benchmark de marketing político no momento, na corrida presidencial norte-americana, é a campanha do senador Barack Obama, que criou inclusive uma rede social própria.
Além do uso da tecnologia, merece destaque o trabalho de design gráfico da campanha de Obama, bem superior e mais cuidado que os de seus concorrentes. Compare seu site com os de Rudy Giuliani e Hillary Clinton, por exemplo.
O logo e suas diversas variações tem sido destaque nos blogs especializados em design, como no Under Consideration. Criado numa parceria entre o estúdio mo/de e a consultoria de marcas Sender LLC, o logo ganha versões diferentes para cada tema abordado pelo candidato:
O elemento da bandeira americana no logo também é aplicado nos nomes das cidades:
Como disse o post no Speak Up, o efeito do design nas ambições políticas é mais importante dos que os analistas pensam. Fica o exemplo, quem sabe nas próximas eleições no Brasil não surge uma campanha que una design, inovação de identidade e tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário