Muitos profissionais são reprimidos pelos seus gestores em razão de erros que cometem. Porém, os erros podem ser grandes testes para que você estes avaliem a qualidade das suas atividades.
Infelizmente vivemos um problema crônico que alguns autores costumam chamar de “gestão míope” - gestores sem a aptidão adequada para exercer esse trabalho.
O erro pode ser a melhor maneira forma de aprendizado, porém a falta de competência para lidar com a situação, aliada à correria do dia a dia, acaba por desperdiçar uma grande oportunidade a seu favor. Muitos gestores escolhem o caminho mais simples, a punição verbal. Chamar a atenção aos subordinados, muitas vezes na frente de outros colegas de trabalho, acaba constrangendo o profissional e pode gerar sequelas.
O reconhecimento do erro, além de uma atitude nobre, é importante para o crescimento profissional. A partir de uma situação é possível visualizar as possíveis consequências e buscar formas de corrigi-las.
O reconhecimento do erro é primeira fase da “eficiência critica”. Para aprender com erro é preciso ter força de vontade e habilidade para enfrentar a realidade, mesmo que dolorosa. Ser sincero ao admitir um erro é uma qualidade; a humildade demonstra a nobreza do profissional. Admita o seu erro, porém sempre tente tirar o máximo de proveito para aprender com ele; esta é uma ótima forma de se manter sempre em desenvolvimento.
Não tenha medo de olhar os seus erros do passado. Faça um levantamento e análise cada fato; tente encontrar situações onde você poderia melhorar. Os erros fazem parte da vida ou errar é humano.
Não esconda deficiências e nem enganos. Aceite ajuda sincera para corrigir o que for preciso, o mais rápido possível. Quanto mais tempo você leva para sanar um problema, maiores podem ser as consequências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário