As baterias de antigamente, feitas de níquel, possuíam um «efeito memória» que levava à perda de eficiência quando carregadas antes de a carga chegar ao fim. As baterias de iões de lítio, utilizadas na maior parte dos dispositivos actuais, livraram-se da limitação, mas não duram para sempre. Por isso, veja o que você pode fazer para aumentar a duração da energia do seu dispositivo, com dicas elaboradas pelo site LifeHacker.
1) Não deixe a bateria chegar aos 0% com frequência: Esta não vai estragar se isso ocorrer uma vez ou outra, mas deixar a bateria acabar completamente diminui a sua vida útil. Carregue o telemóvel sempre que estiver entre 40% e 50% de carga e considere valores abaixo desses como um «extra», para serem usados esporadicamente.
2) Não as carregue até ao fim: As baterias de iões de lítio têm o seu melhor desempenho quando funcionando entre 40% e 80% da sua capacidade, portanto, quando souber que estará num lugar onde é possível encontrar uma tomada, remova o carregador do seu telefone quando a carga chegar perto dos 85%.
3) Não a deixe a carregar desnecessariamente: Submeter o aparelho a uma noitada de carga é um hábito comum, embora não seja nada saudável. Se a bateria for suficiente para mantê-lo ligado até ao dia seguinte, remova o carregador antes de dormir. Deixar o smartphone na tomada durante oito horas, sendo que em apenas duas ele chega à carga máxima, não é aconselhável.
4) Descarregue-a até o fim uma vez por mês: Quando a bateria nunca chega ao fim, ela não consegue medir com precisão quanto tempo falta para perder toda a carga, o que pode deixar o dono do aparelho na mão. Ao deixar a bateria esgotar completamente uma vez por mês, o telemóvel volta a calibrar-se e pode trabalhar com estimativas mais próximas do real.
Fonte: Diario Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário