Em um artigo na InfoWorld, o consultor Andrew Oliver relaciona dez práticas de desenvolvedores altamente ineficazes.
Segundo o autor, um desenvolvedor pode virar seu próprio inimigo ao
buscar um código perfeito, ou usar práticas imprudentes ou equivocadas.
O texto serve como uma reflexão, ou mesmo alerta, para os
desenvolvedores que adotam, ou são obrigados a adotar, alguma das
práticas examinadas.
Eis algumas das práticas:
# Testes e Builds - Uma das práticas condenáveis, segundo Oliver, é passar dias sem
escrever um teste unitário ou executar um build. Com relação aos
testes, o autor diz que os programadores ficam mais preocupados em
discutir se determinado teste é unitário ou funcional quando isso, na
verdade, pouco importa. O importante é ter uma cobertura de testes que
seja capaz de notificar os responsáveis, caso algo de errado aconteça.
# Versionamento - O autor dispara críticas também à utilização de controles de versão
que comprometem a produtividade dos desenvolvedores, seja pela falta de
velocidade da ferramenta
# Desempenho e escalabilidade - Quanto ao assunto performance e escalabilidade, Andrew Oliver diz
que um problema grave é desenvolver uma funcionalidade sem nenhuma
informação, ainda que vaga, a respeito das métricas dos requisitos não
funcionais relacionados. Tais informações são importantes tanto para a
implementação correta, como para o desenvolvimento de testes de carga
que possam verificar se as estimativas de resposta estão sendo
atendidas.
# Envolvimento dos usuários - Um ponto adicional condenado pelo autor, e cada vez mais condenado
pela comunidade de desenvolvimento de software, é a demora no
envolvimento dos usuários durante o desenvolvimento. Os usuários são
peças fundamentais e indispensáveis durante a implementação de um
sistema; não só por serem os consumidores do que está sendo produzido,
como também por serem as únicas pessoas com reais condições de fornecer
feedback, no sentido de dizer que o que está sendo entregue foi
produzido da forma esperada.
Fonte: InfoQ
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