A perda de dados por falhas nos discos rígidos e nas configurações dos mesmos são, de longe, os casos mais frequentes que tratamos e aqui fornecemos-lhe um guia para a complexidade por trás da causa de muitas das perdas de dados e das razões pelas quais pedimos aos nossos clientes que tenham cuidado nas suas acções após e, por vezes, antes de uma tal situação.
Perda lógica
Uma causa para problemas pode ser um excesso de confiança na ferramenta de verificação do disco da Microsoft, CHKDSK. Embora seja uma ferramenta competente, o CHKDSK assume muitos pressupostos quanto à detecção de um aparelho no Windows e frequentemente rectifica de forma automática situações mesmo sem necessidade. Por exemplo, se um computador bloquear enquanto o MFT está a ser actualizado, o CHKDSK pode truncar o MFT onde ocorreu o problema, potencialmente gerando uma perda de dados.
Outras ferramentas comummente utilizadas são o Norton Utilities e o Partition Magic e estes mudam os dados de sítio no disco durante o seu funcionamento normal. Se estas aplicações forem interrompidas ou falharem por qualquer razão, os dados ficam a flutuar pelo disco e a necessitar de uma importante reconstrução.
Também se deve ter cuidado ao utilizar o Norton Ghost. Várias situações de erro do utilizador vieram ao nosso conhecimento nas quais a ferramenta é executada ao contrário: no disco errado.
Perda física
Sinais e ruídos anormais são característicos de uma falha física. Se algum destes sintomas for detectado, o disco deve ser encerrado imediatamente de modo a não causar danos às placas no mesmo.
A precisão mecânica dos actuais discos rígidos torna a substituição da montagem principal praticamente impossível sem as ferramentas adequadas. A remoção de placas é perigosa e pode afectar o modo como o disco lê os sectores. Se apenas um componente ficar desalinhado, o disco não encontrará os sectores requeridos. Se a electrónica do disco rígido não encontrar os sectores solicitados pelo controlador, poderá tentar incessantemente encontrar estes sectores ou encerrará a unidade. Aconselhamos fortemente que não tente realizar uma remoção da placa.
Fonte: Computerworld
Nenhum comentário:
Postar um comentário