quinta-feira, 26 de abril de 2012

Angola é o primeiro país a ter uma rede LTE em África

A operadora angolana de comunicações móveis Movicel lançou uma rede comercial de LTE, a primeira do continente africano. A rede LTE foi montada com equipamentos de telecomunicações da ZTE e da Huawei, sendo projectada para suportar uma velocidade de acesso de 120M bps à Internet.
Na África do Sul, o maior operador africano, a MTN, está ainda a gerir um projecto piloto de LTE: Angola é assim o primeiro país africano a ter uma rede com aquela tecnologia. Como parte do projecto, a ZTE também irá fornecer equipamentos LTE para mercados chave em todo o país.
Sendo Angola, o 2º maior fornecedor de crude (depois da Arábia Saudita) para a China e o maior parceiro comercial em África.
Também está previsto que a  ZTE comece a comercializar smartphones no mercado angolano, com o objectivo de equipar o maior número possível de pessoas com a capacidade de usarem serviços de dados além do de voz.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Conheça o que há de novo sobre SIG


O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de Maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), abordará as tendências dos Sistemas de Informações Geográfica (SIG, ou GIS em inglês), por meio de um seminário. As apresentações ocorrem durante todo o dia 31 de maio e irão trazer especialistas para discutir sobre GIS desktop, 3D, móvel e na nuvem.
Um das novas tecnologias que tem ganhado foco nos debates sobre as novidades do GIS é a computação em nuvem (cloud computing). Uma pesquisa recente da empresa HP trouxe à tona a indagação de como as empresas devem agir diante das transformações tecnológicas, entre elas a computação na nuvem. De acordo com o estudo, um dos principais fatores que impulsionam a adoção do cloud computing é a redução de custos com operações. Ainda, aproximadamente um em cada dois CEOs estão criando estratégias de ações na nuvem, para suas empresas, atualmente.
Além das palestras, cursos e workshops, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 contará com uma feira de produtos e serviços, com entrada gratuita. O credenciamento antecipado garante a participação do visitante no sorteio de três navegadores GPS, bem como evita filas na entrada. Veja como se registrar em http://mundogeoconnect.com/2012/credenciamento/.

Fonte: MundoGeo

Soluções em Imagens de Satélite de Alta Resolução para Angola

A empresa Sinfic Angola, fornecedora de imagens de satélite de alta resolução para todo o território Angolano, promove, no dia 24 de abril, em Luanda, capital de Angola, o evento “Soluções em Imagens de Satélite de Alta Resolução para Angola”. Esse seminário será realizado no Hotel Alvalade, e  irá proporcionar o compartilhamento de conhecimentos sobre soluções em sensoriamento remoto e imagens de alta resolução.
Presente no evento, a GeoEye, empresa comercial sediada nos Estados Unidos que atua no fornecimento de imagens geradas por dois satélites de alta resolução (Ikonos e Geoeye-1), irá levar ao evento dois especialistas que irão demonstrar o que há de melhor em resolução espacial, precisão e cobertura dos sensores Ikonos e Geoeye para Angola, além de apresentar o futuro em imagens de alta resolução com o próximo lançamento do novo satélite GeoEye2.
Os participantes poderão também conhecer os cases de utilização do produto GeoEye – GeoStereo Precision, que utiliza pares de imagem para geração de cartografia de planos urbanísticos e ou atualização cartográfica.

Fonte: Mundogeo

Banco Sol construiu dois centros de dados em Luanda


O Banco Sol, instituição bancária angolana, anunciou a conclusão de um projecto de oito meses de modernização da sua infra-estrutura física de sistemas de informação, em Luanda (Angola). Este projecto foi implantado em parceria com a MeiosTec, APC e a CPC Africa, e envolveu a construção de construiu dois centros de dados, visando aumentar níveis de segurança e fiabilidade.
Uma das principais necessidades a suprimir era o reforço das infra-estruturas com o objectivo de aumentar os níveis de segurança e a fiabilidade dos centro de dados, especialmente na perspectiva da continuidade do negócio. A MeiosTec, em parceria com a CPC África, realizou o levantamento de requisitos e de necessidades, além do suporte ao desenho da solução e controlo de projecto.
A solução implementada, assente em tecnologia da APC by Schneider Electric envolveu uma nova geração de equipamentos de refrigeração. Foram empregues também  abordagens modulares de construção de centro de dados, e são usados modelos de simulação gráfica que servem de base a decisões de optimização ou de mudança física do layout, com impacto imediato nos consumos de energia, diz o comunicado.
Como primeiros resultados, o mesmo refere o impacto nos consumos de energia, que permitiram: 
  • Aumentar a eficiência operacional
  • Minimizar os custos e a complexidade
  • Controlar o desperdício
  • Criar uma reputação de responsabilidade energética e ambiental
Fonte: Computerworld

segunda-feira, 2 de abril de 2012

10 razões para o uso das redes sociais no local de trabalho




Como as redes sociais podem realmente ajudar as empresas a longo prazo. Apresento abaixo algumas razões para permitir o acesso as redes sociais:

1: Moral - nos anos 90, as pessoas queriam ser contratadas por empresas que eram boas para se trabalhar. E quando os funcionários realmente gostarem de trabalhar para uma empresa, eles faziam melhor o seu trabalho. Moral é um aspecto a ter em conta no mundo dos negócios, mas poucos proprietários e gerentes parecem tê-lo. Pouca moral como o desprezo e deslealdade das raças dos trabalhadores.

2: Reputação - reputação é tudo no negócio. E nos dias de hoje ter a reputação em baixa, é como ter um funcionário insatisfeito. Isso não significa que você deve atender a todos os caprichos e insensatez de seus empregados. Mas dando-lhe acesso a rede social irá percorrer um longo caminho para manter a sua reputação saudável.

3: Comunicação Comunicação, seja ela interna ou externa, é a chave para o sucesso empresarial. Um dos meios mais rápidos de comunicação hoje é uma rede social. Na verdade, é apenas a forma mais rápida de comunicação que você pode encontrar. Seus funcionários podem se comunicar com o mundo exterior, mas muitas dessas pessoas do lado de fora são os consumidores e possíveis clientes.

4: Publicidade - Ouso dizer "publicidade gratuita"? A rede social traz às empresas um benefício de publicidade gratuita. Você não pode pagar para não apanhar esta onda. Mostrando ao público que é uma empresa ágil e consciente.Permitindo aos seus funcionários tirar proveito das redes sociais mostrando que também esta preocupado com eles. Tudo isso contribui para a publicidade.

5: Colaboração - As redes sociais facilita a colaboração internamente, mas também permite que os usuários colaborem com o mundo inteiro. Eu tenho feito isso inúmeras vezes. Quando eu estiver preso numa idéia, eu chamo os meus seguidores no Twitter ou no Facebook para obter um grande numero de respostas. É livre e rápido.

6: A pesquisa social - Você precisa do seu dedo no pulso da sociedade. Você pode obter isso com seus funcionários em sites de redes sociais. Na verdade, você terá acesso imediato ao tribunal da opinião pública. Essa é outra maneira livre para expandir o alcance da sua empresa.

7: Desenvolvimento de habilidades - Sua empresa e seus funcionários precisam saber como usar as redes sociais de forma eficaz. Você quer que a sua empresa e os seus funcionários na vanguarda dessa tendência. Em algum momento, seus funcionários podem ter que usar redes sociais para divulgar e vender seu produto. Permitindo-lhes usá-lo em uma base diária, o que vai garantir ganhar experiência, sem ter necessidade de treinamento.

8: Transparência - O mundo quer transparência. Vimos isso a partir de todos os níveis de negócios e governo.Permitindo que os seus funcionários participar nas redes sociais ilustra o círculo de seus funcionários social, quando se trata de retenção de funcionários e felicidade. A transparência pode ir um longo caminho para aumentar a fidelidade do cliente, bem como a fé dos seus clientes em você como um negócio dentro da comunidade.

9: PR - Bloqueio de mídia social pode desencadear problemas de relações públicas. Os efeitos do bloqueio a mídias sociais escorrem para o público - de forma rápida. E embora você não pode pensar assim, isso pode rapidamente evoluir para um pesadelo de relações públicas, especialmente os empregados mais jovens - que dependem de redes sociais - junte-se a força de trabalho.

10: Networking - Que melhor maneira de conseguir isso do que com redes sociais?

Vale a pena tentar?

Os tempos estão mudando e é certamente a melhor forma de manter-se em vez de lutar para colmatar as lacunas e preencher buracos. Eu recomendo permitindo que a rede social na sua empresa - mesmo que apenas experimentalmente. Veja como ele afeta o desempenho e moral e, em seguida, decidir se é uma manutenção no valor de regalia.
Fonte: TechRepublic