quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bye, bye Windows XP

A contagem regressiva começou: em até mil dias, o Windows XP será aposentado. Por conta disso, a Microsoft tem aumentado a pressão sobre seus clientes para que abandonem o persistente SO, que está prestes a completar dez anos de idade.
“O Windows XP teve uma jornada incrível e milhões de usuários são gratos a ele. Mas é chagada a hora de seguir em frente”, afirmou Stephen Rose, administrador de redes sociais da gigante, via blog oficial.
A Microsoft deixará de suportar o sistema em abril de 2014. Actualizações de segurança e updates de softwares nativos não serão mais oferecidos, deixando-o vulnerável a ataques. Actualmente, ele já está sujeita a um programa limitado, já que apenas patchs essenciais para a sua proteção são entregues. O Internet Explorer 9, por exemplo, não é compatível.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/07/12/e-hora-de-abandonar-o-windows-xp-pede-a-microsoft/

Saiba mais sobre câmaras aéreas digitais e aerofotogrametria

As primeiras câmaras aéreas digitais comerciais foram anunciadas há cerca de dez anos. Depois de uma década de utilização, pode-se constatar a consolidação desta brilhante tecnologia para o aerolevantamento.
As câmaras analógicas ainda existem, mas participam de muito poucos trabalhos no mundo. Dizem também que elas são, e ainda serão utilizadas, principalmente nos países africanos, sul-americanos e nos mais pobres, de modo geral. Devido ao elevado custo das câmaras aéreas digitais de grande formato, à rápida evolução dos sensores de imagem, à grande demanda de serviços de menor porte e à pressão das empresas compradoras sobre os fabricantes, o mercado vem sendo invadido por uma grande oferta de câmaras aéreas digitais de médio formato.
Durante muitos anos da história da aerofotogrametria, as câmaras de grande formato foram produzidas por pouquíssimas empresas. Estas, ou a essência delas, ainda existem e produzem hoje as câmaras aéreas digitais de grande formato.

Fonte: MundoGEO

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Esri disponibiliza mapeamento de oceanos e áreas costeiras

A Esri, líder mundial no desenvolvimento de softwares para geoprocessamento, desenvolveu um novo conjunto de mapas dos oceanos e áreas costeiras.
A nova ferramenta expande o conteúdo que está atualmente disponível em basemaps online da Esri. Com escalas maiores, a novidade inclui granulação fina e também dados de áreas costeiras, onde a maioria da atividade humana ocorre. O Basemap Ocean já está disponível no ArcGIS Online.
O Basemap Ocean foi criado com cartografia uniforme de consistência e uma paleta de cores suaves, que o torna ideal para sobreposição de conteúdos específicos do usuário adicional ou do conteúdo do ArcGIS Online. Além disso, foi projetado para suportar uma variedade de aplicações GIS marítima.
Profissionais que atuam nessa área como hidrógrafos, autoridades portuárias, e planejadores da zona costeira têm agora acesso a uma fonte de informação consolidada para realizar pesquisas e criar seus próprios mapas. Os usuários do ArcGIS Online também podem contribuir com dados para o Basemap Ocean, assim como adicionar dados a outros mapas.

Fonte: Mundogeo